O CAO é uma resposta social que se destina a pessoas com deficiência grave de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 16 anos, cujas capacidades não permitem, temporária ou permanentemente, a sua integração profissional no mercado normal de trabalho ou em Centros de Emprego Protegido, após o período adequado de Educação Especial ou de Reabilitação Profissional. Tem como principal objetivo criar condições e promover ações que contribuam para a qualidade de vida das pessoas com deficiência através do desempenho de atividades ocupacionais.
São objetivos das atividades ocupacionais:
- Estimular e facilitar o desenvolvimento das capacidades e competências individuais;
- Promover a integração social, através do desenvolvimento de atividades socialmente úteis eventualmente facilitadoras à frequência de ações de formação profissional e ao emprego;
- Contribuir para a promoção de uma sociedade inclusiva, promovendo a participação em diferentes contextos sociais:
O CAO da Fundação tem capacidade para 82 clientes que de acordo com o seu perfil de competências são integrados em atividades socialmente úteis ou estritamente ocupacionais, usufruindo também de atividades de desenvolvimento pessoal, social, lúdicas e terapêuticas.
Para além, destas atividades o CAO assegura as refeições, os cuidados de higiene necessários ao bem-estar e conforto dos clientes e administração da medicação prescrita pelo médico assistente.
O transporte dos clientes também poderá ser assegurado desde que solicitado e até ao limite da sua capacidade.
Áreas de Atividade:
A ocupação é um conceito central que engloba todas as atividades humanas, sendo fundamental para a valorização, autonomia, mobilidade e saúde. A pessoa necessita de participar em atividades significativas para o seu bem-estar e no CAO os clientes acedem a uma diversidade de atividades estruturadas:
Atividades Socialmente Úteis
- Atividades estritamente ocupacionais
- Atividades de desenvolvimento pessoal e social
- Atividades lúdico-terapêuticas
- Apoio Psicossocial
Para além das atividades desenvolvidas no centro a Fundação tem protocolado com empresas do concelho, ao abrigo da Portaria n.º 432/2006 de 3 de Maio, o exercício tarefas pelos clientes do CAO, designadas de Estruturas de Atendimento.
Em funcionamento nas instalações da Fundação a empresa Grande Mola entrega a atividade de montagem de molas e em funcionamento no exterior da Fundação, nas instalações das próprias empresas, os utentes realizam a etiquetagem na Barata e Ramilo (Parfois) e na Cooprofar e jardinagem no Amanhã da Criança.